15 de jul de 2012

Curiosidades Nintendo: De onde veio o nome Luigi?



Aparentemente a Nintendo nunca se preocupou muito em criar uma história rica que fizesse sentido para os personagens da série Mario Bros.

Mario e Luigi começaram como bombeiros, passaram por carpinteiros e hoje são encanadores. O nome e o sobrenome dos irmãos não são muitos criativos, se assim podemos dizer.

O principal atende pelo nome  de Mario e seu sobrenome é Mario também. O irmão Luigi, atende pelo nome Luigi com o sobrenome Mario.

Esta ai a explicação para “Os irmãos Mario”.

A grande maioria sabe que o bigodudo que veste um cap vermelho, era chamado de Jump Man em suas primeiras aparições. Logo depois ganhou um nome: Mario.

Reza a lenda que Jump Man era muito parecido com Mario Segali, dono de um dos galpões que a Nintendo alugava nos EUA. E ai a Big N resolveu homenagear (ou sacanear) o sujeito.


Mas e Luigi? De onde veio a inspiração do nome? Até hoje esse é o grande mistério, segundo o livro NOS BASTIDORES DA NINTENDO ( lançado no Brasil pela Editora Saraiva), o autor sugere 3 opções interessantes:

1- A pronuncia Ruiji, em japonês quer dizer similar. Como o “Mario verde” se parecia muito com o irmão, apenas a cor do macacão mudava.

2- No inicio das operações da Nintendo of América, havia um restaurante italiano nos EUA que se chamava Mario and Luigi.

3- No filme francês de 1953, Le Salaire de la Peur que em português é chamado de  O Salário do medo, haviam dois personagens, um chamado Mario (interpretado por Yves Montad)  e outro Luigi ( Folco Lulli).

Mario e Luigi do filme salário do medo


Nós do Nintenerds achamos que a primeira opção faz um pouco mais de sentido, e felizmente hoje Luigi tem uma característica própria e se destaca como um dos personagens de maior carisma do mundo Nintendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário