21 de jun de 2010

Nintendo na E3 2010

Com uma apresentação impressionante e cheia de novidades, a Nintendo fez o que poucos esperavam dessa E3 2010. Parece que voltamos no tempo, para uma época na qual pouco se falava sobre gamers casuais ou hardcore. Enquanto suas rivais Sony e Microsoft iniciam suas investidas ao público já explorado pela Nintendo, a dona do Mario resolve dar as cartas novamente e inova o mercado com o 3DS. Mais uma vez a "união do novo e velho", expressão muito usada pela Nintendo durante os anos do Wii, mostrou-se eficiente e foi provada pela nova tecnologia da empresa aliada às famosas franquias muito conhecidas pelos leitores deste blog. Vamos conferir o que foi apresentado pela Nintendo, mas dessa vez de uma forma mais prática: o texto foi dividido em tópicos com vídeos, o que facilitará a leitura. Leiam, comentem e preparem-se para esvaziar os bolsos...


The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)
Lançamento - 2011


Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America (NoA), abriu a conferência da Nintendo e falou sobre tecnologia e o mercado de games. Mas dessa vez o gigante Reggie foi breve para mostrar que a BigN não estava de brincadeira. No telão apareceu o novo Link de The Legend of Zelda: Skyward Sword. Um pequeno vídeo das novas habilidades do herói de Hyrule foi apresentado, juntamente com uma gravação de Shigeru Miyamoto, criador da série, que pedia para Bill Trinen (tradutor e muitas vezes apresentador da Nintendo) mostrar aos jornalistas uma demo do jogo. Se Miyamoto apareceu em vídeo, era óbvio que ele não se apresentaria na feira, mas a falta de habilidades de Bill obrigou o japonês a subir ao palco para demonstrar seu mais novo título. A brincadeira da Nintendo levou todo mundo presente no Nokia Theater ao delírio.

Skyward Sword utiliza os controles de movimento do Wii em conjunto com o Wii Motion Plus. Dessa forma o Wii Remote e o Nunchuck literalmente se transformam na espada e escudo de Link, respectivamente. A demonstração de Miyamoto quase foi arruinada pela interferência nos controles, mas os jornalistas que experimentaram a demo após a conferência da Nintendo confirmaram a excelente resposta do Wiimote com o jogo.


Trailer e demo com Shigeru Miyamoto




Mario Sports Mix (Wii)
Lançamento - 2011


Se Zelda foi pouco, que tal Mario? Não satisfeita com os vários jogos esportivos com o bigodudo, como Tennis, Kart, Sluggers, Strikers ou até mesmo os Olimpic Games, a Nintendo resolveu fazer um mix de outros esportes. O resultado disso é Mario Sports Mix, o qual deverá contar com vôlei, hockey, queimada e basquete. Fiquei sabendo que a Latamel, representante da Nintendo no Brasil, está de olho nesse título para futuros campeonatos. Fica aqui a dica!





Wii Party (Wii)
Lançamento - final de 2010


Utilize todos os seus Miis neste mais novo título casual para o console de mesa da Nintendo. Wii Party contará com 13 mini-games que vão desde jogos de tabuleiro, estilo Mario Party, até brincadeiras de equilíbrio. Aí está mais um game que promete vender bastante, assim como Wii Play, Sports Resort e Fit.





Just Dance 2 (Wii)
Lançamento - final de 2010


O jogo de dança da Ubisoft vendeu muito e fez bastante gente dançar na frente da TV balançando o Wiimote. O grande sucesso possibilitou a criação de seu sucessor, Just Dance 2, o qual contará com 40 novas músicas e diversos modos inéditos.





Golden Sun: Dark Dawn (DS)
Lançamento - final de 2010


Golden Sun é uma série de RPG com dois títulos para Game Boy Advance (GBA) lançados. Para alegria dos fãs, a série receberá mais uma sequência, Dark Dawn. O Nintendo DS continua sendo a melhor opção para quem curte RPGs.





Goldeneye 007 (Wii)
Lançamento - final de 2010


"Enquanto Golden Sun retoma lembranças douradas para sua legião de fãs, para milhões de outros gamers, "dourado" possui um outro significado"... Essa foi a frase usada por Reggie para apresentar o remake de um dos melhores títulos para multiplayer da história: Goldeneye 007. O Nintenerds já havia postado um breve vídeo do novo game do james Bond antes da conferência da Nintendo, mas agora a notícia foi confirmada!! As antigas jogatinas entre amigos estão voltando...





Epic Mickey (Wii)
Lançamento - final de 2010


Se há uma figura que qualquer criança já viu ou ouviu falar, essa é com certeza a figura de Mickey, o famoso rato da Disney. Para explicar melhor sobre o novo jogo do personagem, Epic Mickey, Reggie chamou ao palco Warren Spector (diretor da Junction Point, produtora do game) e Adam Creighton (criador de Epic Mickey). O jogo une a história da Disney e seus vários personagens em um local chamado Wasteland, onde Mickey deve explorar com o uso de um pincel que pode apagar ou criar objetos e pessoas. O visual é bastante macabro e o jogador precisa interagir com os personagens da forma que quiser, mas suas escolhas implicarão em diferentes consequências. Não há como prever o sucesso de Epic Mickey, mas a ideia é interessante.





Kirby's Epic Yarn (Wii)
Lançamento - setembro de 2010


A bolinha rosa da Nintendo há muito tempo não aparece em um console de mesa da Nintendo com um jogo próprio. A empresa japonesa, como afirmou Reggie, percebeu que era hora de lançar um jogo especialmente para o Kirby. O Nintenerds apresentou de onde possivelmente foi retirada a inspiração para Kirby's Epic Yarn, mas também acredito que há a influência de Little Big Planet nesse título. De qualquer maneira, é impressionante como um personagem rosa e fofinho conseguiu fazer tanto sucesso entre os jogadores...





Metroid: Other M (Wii)
Lançamento - 31 de agosto de 2010


Ao falar rapidamente do lançamento de Dragon Quest IX para DS (11 de Julho), a Nintendo mais uma vez fez corações baterem mais forte com Metroid: Other M. Mas nada muito importante foi dito além do vídeo apresentado. Fico imaginando como será controlar a Samus em terceira pessoa e ao mesmo tempo acertar os inimigos. A notícia boa é que falta pouco tempo para o seu lançamento!





Donkey Kong Country Returns (Wii)
Lançamento - final de 2010


A Nintendo estava afim de deixar todo mundo louco. Quando tudo parecia ter sido mostrado, com excessão do 3DS, uma música muito conhecida começou a tocar enquanto Reggie falava. Donkey Kong Country está de volta do jeito que queríamos: as tradicionais fases side-scrolling, barris-voadores, bananas, cipós e as peças KONG. Fiquei sabendo que o meu amigo Daniel Oliveira chorou nessa hora.





NINTENDO 3DS
Lançamento - 2011


O momento mais aguardado da conferência da Nintendo não era Zelda, nem Mario e muito menos Metroid. Chato, né? O que todos queriam ver era o Nintendo 3DS. Antes de qualquer coisa, Reggie comentou sobre os avanços da tecnologia tri-dimensional, mas principalmente de como se incomoda com aqueles caros óculos 3D. Um vídeo sobre a origem dessa tecnologia foi apresentado, até que uma plataforma foi erguida em meio ao palco. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, apareceu e pegou um pequeno objeto que estava sobre a plataforma. "Gente, esse é o Nintendo 3DS".

Iwata começou então a falar do mais novo portátil da empresa japonesa. A tela superior aumentou e foi instalado o 3D Depth Slider, com o qual é possível maximizar o efeito 3D ou até mesmo removê-lo totalmente. Assim o jogador poderá escolher qual o grau tri-dimensional que mais o convém. Além do aumento da qualidade gráfica, o 3DS terá uma alavanca analógica, chamada de Slide Pad, e sensores de movimento. Outra novidade é a adição de mais uma câmera do lado externo do aparelho que, em conjunto com a outra lente, poderá tirar fotos em três dimensões. O Nintendo 3DS também irá reproduzir filmes em 3D de empresas como a Disney, Warner e Dreamworks, lembrando que tudo pode ser jogado e/ou assistido sem os óculos 3D.


História da tecnologia 3D




Nintendo 3DS





Iwata então relembrou do Project Sora, um projeto misterioso da Nintendo que até então ninguém sabia do que se tratava. Project Sora nada mais é que Kid Icarus: Uprising para Nintendo 3DS. O vídeo apresentado sobre o jogo mostrou claramente o avanço impressionante dos gráficos do portátil. Confira:





Para a surpresa de todos, Iwata ainda apresentou o nome de algumas empresas third parties que já confirmaram títulos para o Nintendo 3DS. Entre os jogos teremos Resident Evil, Super Street Fighter 4, Professor Layton, Metal Gear Solid e muito mais. Confira a lista de títulos confirmados para o portátil (fonte):

Activision
1. DJ Hero 3D

AQ Interactive
2. Cubic Ninja

Atlus
3. Etrian Odyssey
4. Shin Megami Tensei
5. Shin Megami Tensei: Persona
6. Shin Megami Tensei: Devil Survivor

Capcom
7. Resident Evil: Revelations
8. Super Street Fighter IV 3D Edition

Electronic Arts
9. FIFA Soccer (untitled)
10. Madden NFL (untitled)
11. The Sims 3

Gameloft
12. Asphalt GT

Harmonix
13. Harmonix Music Game (untitled)

Hudson
14. Bomberman (untitled)
15. DECA Sports (untitled)
16. Kororinpa (untitled)

Konami
17. Konami Baseball (untitled)
18. Contra (untitled)
19. Frogger (untitled)
20. Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (Hideo Kojima’s “The Naked Sample”)
21. Pro Evolution Soccer (untitled)
22. Winning Eleven (untitled)

Level-5
23. Professor Laytona nd the Miracle Mask

Majesco
24. BloodRayne: The Shroud
25. A Boy and His Blob
26. Face Racers: Photo Finish
27. Lion’s Pride: Adventures on the Serengeti
28. Martha Stewart
29. WonderWorld Amusement Park

Marvelous Entertainment
30. Bokujyoumonogatari 3D

Namco Bandai
31. Dragon Ball (untitled)
32. Gundam (untitled)
33. Pac-Man & Galaga
34. Ridge Racer (untitled)
35. Super Robot (untitled)

Nintendo
36. Animal Crossing (untitled)
37. Kid Icarus: Uprising
38. Mario Kart 3D (untitled)
39. Nintendogs+Cats
40. Paper Mario (untitled)
41. Pilotwings Resort
42. Star Fox 64 3D
43. Steel Diver

Rocket
44. Crash-City GP
45. VS-Robo

Sega
46. Sonic (untitled)
47. Super Monkey Ball (untitled)

Square Enix
48. Codename: Chocobo Racing 3D
49. Dragon Quest (untitled)
50. Final Fantasy (untitled)
51. Kingdom Hearts (untitled)

Take Two Interactive
52. Carnival Games (untitled)

Tecmo Koei Games
53. Dead or Alive 3D
54. Dynasty Wariors (untitled)
55. Ninja Gaiden (untitled)
56. Samurai Warriors 3D (untitled)

Tomy
57. Lovely Lisa 3D
58. Naruto Shippuden Action

THQ
59. De Blob 2
60. Kung Fu Panda: Kaboom of Doom
61. Marvel Super Hero Squad: Infinity Gauntlet
62. The Penguins of Madagascar
63. Puss N Boots
64. Saints Row: Drive-By

Ubisoft
65. Assassin’s Creed: Lost Legacy
66. Battle of Giants: Dinosaur Strike
67. Driver: Renegade
68. Hollywood 61
69. Tom Glancy’s Ghost Recon
70. Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory

Warner Bros. Interactive
71. Batman (untitled)
72. LEGO (untitled)


No final da conferência, a Nintendo ainda exibiu um vídeo engraçado para poder mostrar melhor o efeito 3D do Nintendo 3DS, com Reggie, Miyamoto e Iwata. O Nintenerds ficará de prontidão para qualquer novidade, inclusive sobre o confirmado Zelda Ocarina of Time para 3DS. Espero que tenham gostado da matéria. Até a próxima E3!!!


6 comentários:

  1. A Nintendo Matou a pau nesse ano...

    Ótimo post...

    ResponderExcluir
  2. caramba a nintendo esta arrazando a cada ano que passa, ja to querendo todos ai :P.
    esse 3Ds promete muito, mais estou mais ancioso ainda é pelo novo zelda wii, pelo qual sou fanático.
    hahaha belo post td bem explicado sobre a conferencia da nintendo.
    bom trabalho XD abs!!

    ResponderExcluir
  3. Zelda Ocarina of Time 3DS já foi confirmado.
    Tem até imagens dele rolando por aí.

    E está parecendo que o maior problema da Nintendo, que é a falta de apoio das Thirdies, não será um problema no 3DS.
    Muitos jogos franquias ótimas anunciados!

    Estou muito empolgado com o sucessor do DS!

    ResponderExcluir
  4. Boa, Shinka! Vi lá no site oficial da Nintendo na E3: http://e3.nintendo.com/3ds/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. A conferencia da nintendo foi simplismente sensacional eu tremia de nervosismo ou de felicidade,não sei bem dizer ao certo,quanto ao 3ds,eu curti mais fiquei um pouco decepcionado com o designer,queria algo bem diferente,telas que se juntam e tal ou sei lá amis sei que ele vai ficar mais bonito,isso eu tenho certeza,aliás belo post!

    ResponderExcluir
  6. Na minha humilde opinião, a Nintendo humilhou esse ano...
    A entrada do Miyamoto no palco foi sensacional... Apesar de ele ter se mostrado um pouco enferrujado jogando Zelda, sua entrada foi tão mágica quanto a Xuxa saindo de dentro de um disco voador no seu programa.
    Quanto ao 3DS, atingiu todas as espectativas sim. Na DS Party, nós fizemos algumas comparações, quanto a jogos de wii ou game cube, e suas especificações. Para quem quiser conferir, acesse: www.dsparty.com.br

    ResponderExcluir