23 de jul de 2009

O Caso Rotom

Durante todo o hype de Pokémon Platinum, uma das novidades mais divulgadas e comentadas foi a das novas formas do curioso pokémon Rotom. Principalmente pelo fato dessa mudança depender de um item que, pela primeira vez na série, foi distribuído via Nintendo W-fi Connection – para alegria dos países onde a atuação Pokémon não é tão forte.

Confesso que apesar de eu ter achado a novidade legal, ela me parecia meio, digamos, “besta”. Quê raios vou eu querer com um pokémon que pode se transformar num ventilador, geladeira, forno, cortador de grama, ou máquina de lavar? Mas claro que o fato da distribuição do item ser por um breve período após o lançamento acabou impulsionando quem já queria comprar o jogo a fazer logo sua pré-venda, para garantir seus pokéletrodomésticos – e aquela fantástica figura do Giratina. Vamos aos fatos:


Rotom = Motor de trás para frente.
Interessante...



31/03/2009
Recebo meu Pokémon Platinum, com pôster, Giratina e tudo. Na época estava dando mais atenção ao GTA: Chinatown Wars, então mal evoluí na nova história...

12/05/2009
Começa a distribuição da Secret Key, item que permite que o jogador entre em uma espécie de “sala secreta” no prédio do Team Galactic na cidade de Eterna, para alternar entre as novas formas do Rotom. Eu corro na história para chegar até a parte onde é possível se conectar à NWFC, e garanto a minha.

16 e 17/05/2009
AniVenture 2009! Guitar Hero, GTA e Pokémon liberados para todos e todas por conta do Hunterpiro, e dos blogs parceiros! Mas...


... como era de se esperar, haveriam conseqüências por conta do freeplay no evento – claro que eu já sabia disso. Nada grave, apenas uma mudança forçada de Friendcodes nos dois recém-chegados games, estatísticas zoadas no GTA, e um inevitável New Game em Pokémon Platinum. Bye bye Secret Key!

Até aí tudo bem, não sentiria falta de um item besta, que proporcionava mudanças de forma bestas de um pokémon ainda mais besta - isso até eu voltar a jogar Pokémon Platinum de novo. Cada partida que se iniciava batia aquela sensação de perda, de falta de algo, como se o game estivesse incompleto. Do tipo que se sente quando um amigo seu pede para jogar um pouco de Pokémon no seu DS e usa sua única Master Ball para capturar um raio de um Geodude ou quando sua irmã mais nova apaga o save de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass.

Perambulei dia após dia em tudo quanto é site que fale de Pokémon, incluindo o mais que especialista Serebii e até mesmo o oficial da Pokémon Company, mas nem sinal de uma possível segunda distribuição do item via NWFC. E considerando que ele é um “Key Item”, e portanto não pode ser equipado em um Pokémon para troca, minha única alternativa seria ir aos EUA ou quem sabe Austrália, em alguma loja das redes que estavam distribuindo o item em suas filiais. Simples, não é mesmo? Por que não pensei nisso antes!

Mas ainda havia uma última chance; Enviar um e-mail para a NOA – Nintendo of America. Quem sabe com o meu Friend Code eles conseguissem me passar o item, ou pelo menos me dizer quando teríamos uma nova distribuição do item. E foi este aí que eu mandei, em inglês, no dia 30 de Maio:


Olá, NOA!

Primeiramente, parabéns pela estratégia de distribuir novos itens e pokémons via Nintendo Wi-fi Connection. Isso é ótimo para quem, assim como eu, vive no Brasil, onde não contamos com ações como as que acontecem nos EUA onde tais itens e pokémons são distribuídos em lojas, e até mesmo cinemas.

Mas bem, sobre a última das distribuições em Pokémon Platinum, a Secret Key. Tive que começar um novo jogo, e então perdi a minha. O quê me leva a perguntar: há alguma chance de uma nova distribuição da Secret Key em um futuro não muito distante? Ou quem sabe alguma outra forma de eu conseguir este item aqui no Brasil?

E pensar que eu fiz a pré-compra do jogo (conseguindo também aquela hyper figura do Giratina em sua origin form – muitíssimo obrigado!) e agora não tenho mais como mudar as formas do meu Rotom... pelo menos ainda tenho o melhor game Pokémon de todos os tempos! – isso até que os novos HeartGold e SoulSilver sejam lançados nas Américas...

Obrigado
pela atenção,

George R. M. Menezes
Brasil.


Mandei este e-mail no sábado, e pasmem, logo na segunda-feira eu já tinha uma resposta. Lá vai:


Olá, George.

Adoraríamos poder ajudá-lo, mas neste momento não há planos de distribuição da Secret Key nos Estados Unidos ou Canadá novamente. Caso ela volte a estar disponível via NWFC, anunciaremos no site www.pokemon.com, então fique de olho na página.

E talvez te interesse saber que a Nintendo of America não cuida diretamente destes eventos, nós estamos apenas envolvidos de certa forma. A empresa responsável pelos eventos Pokémon aqui (onde os downloads e distribuições geralmente acontecem) é a Pokémon USA. Não existe no mundo qualquer outra empresa similar à esta. Tendo dito isso, eu prontamente encaminharei sua mensagem à Pokemon USA, para que eles saibam do seu contato.

Obrigado,

Funcionário da NOA
Nintendo of America Inc


NADA. Nem novos planos de distribuição, nem uma alternativa para que eu conseguisse minha Secret Key. Não me restava mas nenhuma saída, a não ser continuar a sentir a mesma dor toda a vez que iniciava uma nova partida em Pokémon Platinum, e começar a torcer para que o item estivesse disponível nas novas aventuras da série, que chegam ainda este ano no Japão, e muito provavelmente no primeiro semestre do ano que vem por aqui. Tinha que me conformar com isso.

Mas.... como toda história tem um mais.... numa bela noite de domingo resolvi dar mais uma passada na pagina http://www.pokemonplatinum.com/, assim como quem não quer nada, para ver se tínhamos alguma novidade. E eis que lá, bem na página principal, havia o aviso: “CONSIGA A SUA SECRETKEY!” – de 18 de Junho de 2009.


Com essas novas formas,
quem precisa de presentes de casamento?


Minhas mãos começaram a tremer, veio a falta de ar, e simplesmente não conseguia mais pensar em nada. Saltei do computador em direção a minha gaveta onde guardo o DS, troquei o cartucho de GTA: Chinatown Wars pelo de Pokémon Platinum, iniciei a partida e voei direto até Jubilife, na estação de TV, para reativar a função Mystery Gift (EVERYONE HAPPY – WI-FI CONNECTION). Reiniciei o jogo, acessei a função MYSTERY GIFT > RECEIVE GIFT > GET VIA NINTENDO WFC, e garanti novamente a minha Secret Key – cheguei a chorar de tanta alegria! E foi assim que, na noite de 21 de Junho de 2009, meu game Pokémon Platinum voltou a ser completo. E por mais que eu ainda não tenha mudado as formas do meu Rotom – ainda estou encerrando o game – o simples fato de eu ter recuperado este item único, e agora tão valioso para mim, já me dá uma paz e conforto enormes!


Não serei presunçoso a ponto de dizer que foi por minha causa que o item voltou a ser distribuído – até onde me recordo o único item a contar com uma segunda distribuição, e só nas Américas – mas se isso tem outro nome a não ser atenção com um consumidor, e antes de tudo fã, eu desconheço. Em tempo: essa segunda, e provavelmente última distribuição da Secret Key acabou no último domingo, dia 19/07/09. Mas considerando as últimas novidades Pokémon do outro lado do mundo, em breve teremos mais novidades via NWFC, quem sabe até para os games Diamond e Pearl..
.

EU TE AMO NINTENDO!!!

13 comentários:

  1. "EU NUM ENTENDI UQUI ELE FALO".. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Iuri Precisa clicar no link para continuar lendo a história, na primeira eu boiei também até entender o esquema. hehe

    Bela história SR. Hunter.

    ResponderExcluir
  3. aew agora encontrei rsrs vlw Daniel XD

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora HUNTER DE DEUS, seu eu tivesse no teu lugar a coisa tinha sido pior! Provavelmente eu ficaria BIRUTA eu to falando sério... sahuhsau

    Nossa ainda bem que você conseguiu novamente! Inclusive eu fiz uma loucura parecida estes tempos que foi comprar o Pokémon Ranger Shadow Of Almia(Jogo que nem gosto) porque faltava 2 semanas para terminar um evento Wi-Fi de receber um Darkrai numa missão lá! So sei que estava com o dinheiro guardado para comprar o New Super mario DS e acabei comprando o Pokémon RSR no fim das contas consegui todos os eventos Wi-fi do Pokémon Ranger massssssss como nem tudo que brilha e ouro eu so tenho um DS e não posso pegar o darkrai do pokémon Ranger ¬¬ Bem mas só o fato de saber que ele ta guardado já e um conforto kkk Bem novamente fico contente que tenha recuperado sua chave E CUIDADO porque se for que nem o Japão vem ai Darkrai Shaymin e mais recentemente Jirachi... COOMING SON!

    ResponderExcluir
  5. Puatz...vacilei! A distribuição acabou....

    ResponderExcluir
  6. Nosso "leia mais" ainda está em fase de testes... mas fico feliz que tenham gostado da história ^^

    ResponderExcluir
  7. Histórias como essa que me dão tanto ódio! Preciso aprender a gostar de pokemon,da série em sí e do desenho eu sempre gostei,mais do jogo eu não faço idéia de como joga-lo! vamos ver quando meu ds chegar se alcanço esse nivel de "paixão" ou de loucura que todos tem por essa famosa série!

    ResponderExcluir
  8. Guerreiro, se quiser umas aulas é só pedir pra mim...ahuahuah!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. nao tem mais parceria ???

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente parabéns hunterpiro pela história, sabe gosto muito de ver pessoas que assim como eu gostam muito de pokémon e da nintendo é claro!

    Quanto a distribuição atente-se ao fato que é possível transferir Wonder Cards em um número limitado de vezes, como por exemplo o Wonder Card do secret key pode ser transferido até 4 vezes.

    O fato que você mencionou de o secret key ser o único item a ser distribuído pela segunda vez eu discordo, pois no japão houve 2 distribuições deste mesmo item, e se for levado em conta as distribuições Wireless, os itens Oak's Letter (Shaymin), Member's Card (Darkrai), também foram distribuídos mais de um vez.

    É bom relembrar que a secret key PROVAVELMENTE não venha a ser distribuída novamente nas versões D/P/Pt, e que o fato comentado da distribuição de Jirachi via NWFC é exclusivo de Platinum, e se o mesmo for transferido para Heart Gold ou Soul Silver será liberado uma novo área a ser explorada no pokewalker.

    Bom isso é um pouco do que queria comentar, só que pela falta de tempo não irei prolongar a história.

    A propósito eu não acho Rotom e nem suas Alternates Forms "bestas", acho que combina perfeitamente com Rotom, além de trazer boas escolhas para o composição de times.

    Se possível leia meu comentário Hunterpiro.

    ResponderExcluir
  11. @ Anonimo1: ainda temos parceria sim =D - é que estamos terminando os ajustes do nosso novo layout ^^


    @ Anonimo2: Vamos lá;

    Obrigado pelos parabéns!

    Pelo que vi, especificamente o Wonder Card da Secret Key conseguido via NWFC não pode ser transferido. Pelo menos para mim as únicas opções que aparecem são "INFO" "TRASH" e "EXIT".

    Me refiro à uma segunda distribuição via NWFC. Se por acaso algum outro item já foi distribuído mais de uma vez dessa forma, peço desculpas pelo equívoco.

    Provavelmente última distribuição da Secret Key, como eu falei. E até onde sei, a distribuição do Jirachi no Japão - primeiro pokémon distribuído via NWFC também - não é exclusiva de Platinum, mas sim para todas as versões de Pokémon no DS, incluindo futuramente as novidades quando esse pokémon for transferido para HeartGold e SoulSilver.

    Grato pelos comentários. É sempre bom falar com mais alguém que curte Pokémon, e principalmente, a Nintendo.

    E só para constar, minha opinião sobre as formas do Rotom serem "bestas" mudaram desde o primeiro anúncio delas até quando dei por falta das mesmas no meu game, se você pôde perceber ao longo do texto.

    Abraço!

    ResponderExcluir