22 de mai de 2008

Segredos de Kyoto: Super Famicon - Parte 2

A demonstração do SFC em 1989


Aqui seguem algumas fotos de uma demonstração inicial do poder do Super Famicom. Essas fotos aparecem na edição de 1º de setembro de 1989 da Famicom Tsushin (FAMIcon TSUshin - FAMITSU, pegaram?). As imagens vêm de uma coletiva de imprensa do dia 28 de julho de 1989, meros 16 meses antes do lançamento do console.

O título do artigo diz: “Super Famicom não será lançado em menos de um ano!” A segunda imagem mostra um antigo design do Super Famicom, com botões A, B, X,Y, mas em arranjo diferente. Start e Select também estão em posição diferenciada. O lado direito da página mostra o demo dos efeitos de “mode 7”, rolamento, sprite, cor, mosaico, e som.
No parte superior das duas páginas vocês vem fotos do jogo Super Mario World, com destaque a um Fire Mario a lá Super Mario 3. Na parte inferior, fotos do jogo Dragonfly, que mais tarde se tornaria Pilotwings

E agora, uma pequena linha do tempo contendo as principais manchetes da imprensa japonesa até o dia do lançamento do notável console:

Data PublicaçãoConteúdo
9/9/1987Kyoto Shinbun"16-bit Super Famicom. Compatível com o Famicom"
15/9/1987Yomiuri Shinbun"Software/Games estão sempre sob desenvolvimento. Preços abaixo de ¥20,000."
23/11/1987B-Young Age "Velho Famicom pode ser trocado por novo."
18/1/1988Nikkei Computer"A CPU será a 65C816. Gráficos e sons melhorados."
Jan. 1988 A Club (Hong Kong)"O sistema aceitará 25 tipos de cartuchos (especulação.)."
Jun. 1988 Sendenkaigi (Advertisement meeting)"Desenvolvimento flui bem."
29/7/1988Famicom Tsushin "Super Famicom virá dentro de um ano!?"
23/12/1988Famicom Tsushin"Super Famicom é finalmente demonstrado. Lançamento planejado para Julho de 1989."
28/7/1989Nintendo trade meeting"Super Famicom não será lançado dentro de um ano!"
21/11/1990
Super Famicom é – finalmente -- lançado!


Abaixo você acompanha algumas fotos do Super Mario World inicial! Nota-se uma falta de cores, a falta do nome do mundo por onde passa, a presença do Racoon Mario ao invés da capa amarela, blocos com notas musicas e moedas e nada do Yoshi.



E abaixo, uma foto do jogo Dragonfly, o protótipo de Pilotwings.


As fotos abaixo foram tiradas da "Family Computer Magazine", a rival principal da Famitsu, na edição de 18 de Agosto 1989. É legal notar que o design e hardware já estavam praticamente terminados na metade de 89, mas a Nintendo segurou o lançamento por mais um ano. Provavelmente fizeram isso para dar tempo às outras desenvolvedoras terminarem os seus jogos, mas a outra razão é que o Famicom ainda vendia demais, e uma inserção do novo console poderia matar as vendas de um outro que ainda tinha muito sucesso.



E para encerrar, os dados técnicos do prototipo apresentado no meio do ano de 1989 (texto da imagem abaixo). A grande diferença pra versão final foi o aumento para 128kbyte de RAM, frente aos 32 aqui mostrados.



1. CPU (16-bit CPU)
espaço na memória: máximo endereçavel de 14 Mbyte
Velocidade do Systema: 1.79Mhz, 2.68Mhz e 3.58Mhz selecionavel automaticamente
Memória RAM: 256Kbit (32Kbyte)

2. PPU (Super Famicom TV interface LSI)
Camadas de Background
modos: 8 modos
camadas (layers): máximo de 4 camadas
resolução: não interlaçada: 256(512)x448
resolução: interleçadada: 512x448
quantidade do cores: máximo de 256 cores (8bit/ponto)
tamanho do personagem: 8x8, 16x16
palheta de cores: 2,048 cores de um máximo de 32,768 cores. (dependendo do modo de Background)
funcões adicionais: rotação, zoom (in e out), deslizamento horizontal e vertical

animação de camada
sprites: max. 128 na tela, 280 pixels (35 8x8 sprites) por scanline
tamanho do personagem: 8x8, 16x16, 32x32, 64x64 em 4 configurações, selecionaveis individualmente
palheta: 128 cores de um máximo de 32,768 cores, 16 cores por personagem

adicional
V-RAM: 64Kbyte standard
efeitos especiais: janela, mosaico, transparencia, alteração de cores e brilho

3. APU (Super Famicom Sampler Stereo Audio Chip)
fonte de audio
operação de forma de onda(ADSR?), PCM, etc. em 8 canais individuais
additional
efeitos (eco digital) disponivel

•I/O (entrada / saida de dados):
conector do cartucho
62-pinos

conector de expansão
20-pinos

controle 1 e 2
5-pinos

Saida A/V
12-pinos

Adaptador de energia
igualzinho o do Famicom

Saida de RF
Para o canal 1 ou 2 de TV

•Dimensões: 200mm x 242mm x 72mm
•Peso: 1160 gramas

•Partes Opcionais Parts:

Fonte de AC
igualzinho o do Famicom

Chave de RF
igualzinho o do Famicom

Controle
Especifico do Super Famicom

Cabo Stereo
Especifico do Super Famicom

S-Video cable
Especifico do Super Famicom

RGB cable
Especifico do Super Famicom

3 comentários:

  1. Uma das melhores matérias que vocês ja fizeram. ALGO RARO e inédito.

    Parabéns Marcos e a equipe do nintenerds

    Antônio

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  2. cara detonou na materia. Gostei. Parabens

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